Brasil Brasil Brasil

Notícias

Alunos do ensino médio recebem orientações na Feira das Profissões da UFPI

Alunos do ensino médio recebem orientações na Feira das Profissões da UFPI

02/12/2013 12:44



Escolher uma carreira que seguirá por toda vida é algo que aflige qualquer jovem que cursa o ensino médio. É nesse momento de dúvidas entre tantas possibilidades que a Feira das Profissões surge para auxiliar os futuros acadêmicos. O evento, que é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), acontece até esta sexta-feira (29).

Stands de todos os cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram montados no Espaço Rosa dos Ventos para receber alunos de escolas da capital, que ainda estão no ensino médio e não decidiram qual profissão seguir. Acadêmicos da UFPI montaram stands com equipamentos, cartazes e folderes explicativos de cada curso e os mesmos explicam para os particpantes as particularidades, os desafios e as oportunidades profissionais dos cursos.

Stand do curso de graduação em Ciências da Natureza

Os estudantes do 2º ano do ensino médio no Colégio CPI, Bianca Sales e Moacir Brito destacam a importância do esclarecimento sobre os cursos para a realização profissional futura: "É importante porque temos uma visão muito superficial do curso. Falando com as pessoas que o estão cursando temos uma noção da realidade e dificuldades que iremos enfrentar", afirmou Bianca Sales.

"Esse evento vai nos ajudar a sanar dúvidas, pois aqui podemos conversar com pessoas do curso, de modo que nos faça perder o medo de seguir em frente", afirmou Moacir Brito

Alunos de Odontologia fazendo demonstração sobre escovação

Estudantes recebem orientações sobre o curso de Engenharia Mecânica

José Hilton, estudante do 6º período do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, considera que esse tipo de evento auxilia na formação tanto dos alunos do ensino médio quanto dos graduandos. "Quando entrei na graduação não sabia o que era a Engenheira Elétrica, se tivesse tido esse tipo de evento no ensino médio saberia o que escolher e teria certeza de que o que mais queria cursar era  Engenharia Elétrica. Como palestrante nessa feira acho importante porque conheço mais o meu curso e tenho a oportunidade de ver todos os ramos de atuação, e isso é bom para o aluno do ensino médio porque ele vai saber o que vai cursar", afirmou.

A aluna do 6º período do curso de Moda, Lívia Modesto, fala sobre a importância do evento para divulgar os cursos mais novos da UFPI: "No ensino médio muitos alunos não sabem qual profissão escolher. Em relação à Moda isso chega a ser mais importante ainda porque muitos tem uma visão errônea do curso, pois ele tem grande parte teórica e isso acaba assustando-os. Por isso é importante passar essas informações a eles. E, por ser um curso novo, a Feira ajuda a divulgar as nossas atividades também".

Stand do curso de graduação em Moda, Design e Estilismo

Para a Prof.ª Maria de Jesus Farias, Coordenadora do curso de Moda, essa iniciativa é de grande importância, pois conscientiza e facilita a escolha profissional dos alunos, contribuindo, inclusive para a formação de profissionais mais satisfeitos: "Esse trabalho que a universidade faz é interessante para a sociedade. Trazer o aluno do ensino médio para conhecer o nosso campo de conhecimento é uma ação que a Instituição tem que estabelecer. Eu só tenho a louvar tal atitude, pois a universidade está mostrando todo seu conhecimento através de todas as áreas e em todos os níveis de formação superior para que o aluno venha mais consciente de sua escolha, então teremos um ensino de melhor qualidade e o profissional melhor realizado. Aqui ele tem uma visão correta e segura do que pode escolher".

 

Mais fotos do evento:

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.