Brasil Brasil Brasil

Notícias

Programa Ciência sem Fronteiras: inscrições abertas até 29 de novembro

Programa Ciência sem Fronteiras: inscrições abertas até 29 de novembro

31/10/2013 10:33

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está com inscrições abertas para graduação-sanduíche até o dia 29 de novembro de 2013, com vagas disponíveis para 20 países.

O CsF é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

A professora Dr.ª Regina Ferraz Mendes, coordenadora do Programa na Universidade Federal do Piauí, explica que, além de cursar disciplinas no exterior, o programa estimula aos alunos a participação em pesquisas e estágios.

A coordenadora alerta para o aluno ler com cuidado a chamada específica do país que ele tem interesse de concorrer, no intuito de verificar se ele atende todas as exigências, já que podem haver diferenças entre os critérios de acordo com o país.

Acesse as chamadas.

Conheça as área contempladas.

Confira os critérios empregados para análise das inscrições pela comissão interna do Programa CsF/UFPI.

Orientações sobre a inscrição

O aluno deve escolher o país em que deseja fazer a mobilidade internacional e se inscrever no site do CsF (www.cienciasemfronteiras.gov.br). Uma comissão interna da UFPI é responsável por avaliar a documentação inserida no sistema pelo aluno e se o mesmo atende os critérios de excelência estabelecidos pela UFPI*.

Depois de avaliado pela universidade, a inscrição do aluno é efetivada (homologada) para posterior análise pelos órgãos de fomento (CNPq e Capes). Estes órgãos de fomento verificam se o aluno atende todos os critérios exigidos pelo programa, a nota do Enem e o teste e proficiência e, caso aprovado, vai designar a instituição que o aluno irá frequentar durante a mobilidade.

Requisitos para inscrição

Entre os requisitos obrigatórios para inscrição estão: 

  • Obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013;
  • Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino (até o dia 23 de dezembro);
  • Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; 
  • Cursar uma das áreas contempladas pelo programa;
  • Ser aluno de excelência de acordo com critérios estabelecidos pela instituição de origem.

Duração do Programa

O programa tem duração de 12 (doze) meses; com exceção na China, onde a permanência é de até 24 (vinte e quatro) meses por incluir estágio linguístico.

Benefícios concedidos aos alunos contemplados com a mobilidade

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de até 12 (doze) meses para realização de estudos em tempo integral. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou Tablet.

Orientação aos alunos já selecionados

Os alunos já selecionados, com viagem programada para dezembro/2013 e janeiro/2014, devem analisar o andamento das disciplinas no período 2013/2. Caso verifique a impossibilidade de conclusão das disciplinas em que está matriculado, o aluno deve fazer o trancamento integral do período.

Mas, se verificar a possibilidade de conclusão de alguma disciplina, o aluno deverá preencher requerimento (formulário específico para o programa CsF) na Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG/UFPI) informando que a nota será digitada pelo professor no período definido no calendário acadêmico e o trancamento integral dos período em que estiver em mobilidade.

Orientações em relação ao retorno da mobilidade

Ao retornar da mobilidade, o aluno deve trazer todos os comprovantes originais das atividades realizadas no exterior (disciplinas, estágios e participação em eventos e pesquisas). As atividades desenvolvidas no exterior serão aproveitadas como disciplinas obrigatórias ou optativas (dispensadas quando tiver correspondente), estágio obrigatório ou extracurricular ou atividade complementar.

A professora Regina Ferraz recomenda que a escolha das atividades (como disciplinas, estágios e pesquisas) seja discutida com o coordenador do curso para que aumente a possibilidade de aproveitamento das mesmas. "Há o esforço por parte da Coordenação do Programa e dos coordenadores de curso para que todas as atividades realizadas no exterior sejam aproveitadas e registradas no histórico", declara a coordenadora do CsF/UFPI.

CsF/UFPI na rede social

A Coordenação do programa CsF/UFPI possui um grupo no Facebook para troca e compartilhamento de informações: cienciasemfronteirasufpi.

Mais informações sobre o CSF graduação-sanduíche:www.cienciasemfronteiras.gov.br/csf/graduacao

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.