Destaque Iniciação Científica: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
1° Lugar
Jorge Luis Costa Paes de Olivera Costa(bolsistas do PIBIC/CNPq)
Orientador: Agostinho Paula Brito Cavalcanti ( Depto de Geografia – UFPI)
Trabalho: ESTUDO FITOGEOGRÁFICO DA PORÇÃO SUL DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ (BRASIL)
O Parque Nacional Serra da Capivara (08° 26’ 50” e 08° 54’ 23” S e 42° 19’ 47” e 42° 45’ 51” W)
está situado no sudeste do Estado do Piauí compreendendo um área de 129.140 ha. É internacionalmente
conhecido por conter a maior concentração de pinturas rupestres e sítios arqueológicos do continente
americano. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica e distribuição geográfica dos componentes
vegetacionais da porção sul do Parque Nacional Serra da Capivara, condicionada pelas suas relações com os
elementos físico-naturais da área (geologia, geomorfologia e pedologia). Tem como objetivos específicos:
i) delimitar, identificar e mapear unidades fitoecológicas para a área pesquisada; ii) em cada unidade,
descrever as relações dos agrupamentos vegetais com os elementos do meio físico.
2° Lugar
Nina Nunes Rodrigues Cunha(bolsista PIBIC/CNPQ)
Orientador: Gustavo Fortes Said (Departamento de Comunicação Social -
UFPI)
Trabalho: O ‘OUTRO’ EM SI MESMO: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO PIAUÍ NOS TEXTOS
JORNALÍSTICOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA TV CLUBE
O processo de implantação e instalação da primeira emissora genuinamente piauiense, a TV
Clube, foi marcado por disputas políticas, expectativas, ameaças, acusações e desilusões - tudo
devidamente registrado pela imprensa local. Durante os dez anos em que durou o processo de
tramitação da liberação do canal 4, desde as negociações iniciais até a inauguração no dia 3 de
dezembro de 1972, os meios de comunicação locais, especialmente os jornais impressos,
desempenharam papel relevante ao tornar público todos os acontecimentos envolvendo o cenário e o
contexto de instalação da emissora.
A produção dos jornalistas da época sobre a implantação da TV Clube, além de contribuir
para desvelar certos aspectos da história da imprensa piauiense, também revela algumas
características interessantes e propícias a serem estudadas. Uma delas é especialmente sintomática
nos textos: a recorrente referência a um “outro” (geralmente os Estados do Ceará e Maranhão e suas
respectivas emissoras de televisão, cujos sinais eram aqui captados). Esse “outro” tão
recorrentemente presente nos textos publicados ora recebe elogios pela atitude pioneira de
implantação desse símbolo da modernidade, a televisão, ora é desqualificado.
Dessa maneira, ao representarem o processo de instalação da televisão em solo piauiense e,
por conseguinte, a inserção do Estado num projeto de modernização, os jornalistas piauienses
constroem a identidade do Piauí na comparação que estabelecem com um “outro” mais moderno e
mais civilizado. Os jornalistas sucumbem, assim, à tentação de projetar o desejo rumo à alteridade,
de afirmar a identidade do Piauí fazendo remissão a um ‘outro’ ao qual se desqualifica e que, ao
mesmo tempo, é a fonte de um investimento libidinal, ou seja, o ‘outro’ desqualificado é também o
objeto do desejo.
3° Lugar
Ana Carolline Viana Costa(bolsista do PIBIC/CNPq)
Orientador: Guiomar de Oliveira Passos
Trabalho: DESIGUALDADES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA – As diferenças no volume
de capital cultural e econômico na UFPI
Neste trabalho, a partir de resultados finais de pesquisa1 sobre acesso ao ensino
superior, examina-se os cursos que atraem aqueles que possuem maior e menor volume
de capital, verificando como estão distribuídos no espaço social da UFPI, tendo por base
suas condições econômicas e culturais. Constitui um esforço na compreensão do acesso
ao ensino superior público, a partir de elementos do pensamento bourdieusiano sobre a
conexão entre as propriedades e o êxito escolar. Isso equivale a perguntar sobre os
efeitos da igualdade, sob a qual se assentava os processos seletivos vigentes até 2005,
sobre as desigualdades sociais. Será que estas afetam os resultados daqueles?
Neste resumo, expõem-se os resultados relativos à hierarquização dos cursos no
interior da UFPI, submetendo-se, mais uma vez, ao crivo da validade empírica o
princípio de compreensão inaugurado por Pierre Bourdieu (1992; 2002) sobre a relação
entre sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes.