ISSN 1518-7772
XX Seminário de Iniciação Científica
III Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
24 a 26 de Outubro de 2011

Destaque Iniciação Científica: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes


1° Lugar

Jorge Luis Costa Paes de Olivera Costa(bolsistas do PIBIC/CNPq)
Orientador: Agostinho Paula Brito Cavalcanti ( Depto de Geografia – UFPI)
Trabalho: ESTUDO FITOGEOGRÁFICO DA PORÇÃO SUL DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ (BRASIL)

O Parque Nacional Serra da Capivara (08° 26’ 50” e 08° 54’ 23” S e 42° 19’ 47” e 42° 45’ 51” W) está situado no sudeste do Estado do Piauí compreendendo um área de 129.140 ha. É internacionalmente conhecido por conter a maior concentração de pinturas rupestres e sítios arqueológicos do continente americano. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica e distribuição geográfica dos componentes vegetacionais da porção sul do Parque Nacional Serra da Capivara, condicionada pelas suas relações com os elementos físico-naturais da área (geologia, geomorfologia e pedologia). Tem como objetivos específicos: i) delimitar, identificar e mapear unidades fitoecológicas para a área pesquisada; ii) em cada unidade, descrever as relações dos agrupamentos vegetais com os elementos do meio físico.


2° Lugar

Nina Nunes Rodrigues Cunha(bolsista PIBIC/CNPQ)
Orientador: Gustavo Fortes Said (Departamento de Comunicação Social - UFPI)
Trabalho: O ‘OUTRO’ EM SI MESMO: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO PIAUÍ NOS TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA TV CLUBE

O processo de implantação e instalação da primeira emissora genuinamente piauiense, a TV Clube, foi marcado por disputas políticas, expectativas, ameaças, acusações e desilusões - tudo devidamente registrado pela imprensa local. Durante os dez anos em que durou o processo de tramitação da liberação do canal 4, desde as negociações iniciais até a inauguração no dia 3 de dezembro de 1972, os meios de comunicação locais, especialmente os jornais impressos, desempenharam papel relevante ao tornar público todos os acontecimentos envolvendo o cenário e o contexto de instalação da emissora. A produção dos jornalistas da época sobre a implantação da TV Clube, além de contribuir para desvelar certos aspectos da história da imprensa piauiense, também revela algumas características interessantes e propícias a serem estudadas. Uma delas é especialmente sintomática nos textos: a recorrente referência a um “outro” (geralmente os Estados do Ceará e Maranhão e suas respectivas emissoras de televisão, cujos sinais eram aqui captados). Esse “outro” tão recorrentemente presente nos textos publicados ora recebe elogios pela atitude pioneira de implantação desse símbolo da modernidade, a televisão, ora é desqualificado. Dessa maneira, ao representarem o processo de instalação da televisão em solo piauiense e, por conseguinte, a inserção do Estado num projeto de modernização, os jornalistas piauienses constroem a identidade do Piauí na comparação que estabelecem com um “outro” mais moderno e mais civilizado. Os jornalistas sucumbem, assim, à tentação de projetar o desejo rumo à alteridade, de afirmar a identidade do Piauí fazendo remissão a um ‘outro’ ao qual se desqualifica e que, ao mesmo tempo, é a fonte de um investimento libidinal, ou seja, o ‘outro’ desqualificado é também o objeto do desejo.


3° Lugar

Ana Carolline Viana Costa(bolsista do PIBIC/CNPq)
Orientador: Guiomar de Oliveira Passos
Trabalho: DESIGUALDADES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA – As diferenças no volume de capital cultural e econômico na UFPI

Neste trabalho, a partir de resultados finais de pesquisa1 sobre acesso ao ensino superior, examina-se os cursos que atraem aqueles que possuem maior e menor volume de capital, verificando como estão distribuídos no espaço social da UFPI, tendo por base suas condições econômicas e culturais. Constitui um esforço na compreensão do acesso ao ensino superior público, a partir de elementos do pensamento bourdieusiano sobre a conexão entre as propriedades e o êxito escolar. Isso equivale a perguntar sobre os efeitos da igualdade, sob a qual se assentava os processos seletivos vigentes até 2005, sobre as desigualdades sociais. Será que estas afetam os resultados daqueles? Neste resumo, expõem-se os resultados relativos à hierarquização dos cursos no interior da UFPI, submetendo-se, mais uma vez, ao crivo da validade empírica o princípio de compreensão inaugurado por Pierre Bourdieu (1992; 2002) sobre a relação entre sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes.

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