Brasil Brasil Brasil

Notícias

Curso de Ciências Sociais é destaque no Guia do Estudante e Enade

30/10/2013 12:49


Classificado com 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece, atualmente, formação em bacharelado (30 vagas por turma) e licenciatura (26 vagas por turma). A pontuação atribuída ao curso também constará na publicação do GE Profissões Vestibular 2014, prevista para começar a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013.

A graduação premiada este ano foi criada em 1984 na modalidade bacharelado, e passou a contemplar a licenciatura no ano de 2010, guardando o objetivo de formar profissionais comprometidos com as questões sociais, culturais e políticas locais, regionais e nacionais de modo crítico e transformador. O currículo vigente se divide entre disciplinas teóricas, metodológicas, instrumentais, especiais, aplicações e optativas nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Professores buscam constante atualização do curso de Ciências Sociais

Além da classificação, o curso de Ciências Sociais alcançou nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC) - ambos realizados em 2013. Professores e alunos atribuem o mérito das conquistas à qualidade de ensino e à uma troca de conhecimentos que classificam como bilateral.

Coordenadora do curso de Ciências Sociais da UFPI, Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Seraine destaca uma "formação que se constrói na interação ativa entre discentes e aqueles para qual eles lecionam". "Com 267 alunos ativos, o curso de Ciências Sociais oferece corpo docente qualificado - com 99% dos professores formados a nível de Doutorado - e aprendizagem prática por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, a participação em congressos é constante, a exemplo da 15ª edição do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), sediado pela UFPI no ano passado", coloca.

O bacharel em Ciências Sociais pode atuar como pesquisador ou profissional de planejamento, assessoria e aconselhamento junto a empresas públicas ou privadas, organizações governamentais e não-governamentais, partidos políticos e movimentos sociais. Para o licenciado em Ciências Sociais, focaliza-se a preparação para atuar na rede de ensino e pesquisa.

Compondo o corpo de docentes há 20 anos, Prof. Dr. Francisco Farias avalia que reformas na grade curricular do curso de Ciências Sociais contribuíram para ampliar a qualidade do curso. Ele exemplifica: "A colocação da monografia como trabalho de conclusão de curso serviu como incremento à formação dos alunos".

A introdução à docência é viabilizada para os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais através do Programa Pibid em Sociologia, sob a coordenação da Profª. Drª. Mary Alves Mendes. A professora discorre sobre as implicações da atuação em sala de aula para a formação dos graduandos.

Exibição de filme marca reunião de pibidianos para elaboração de projetos

"O Pibid de Sociologia existe há 3 anos e tem por objetivo dar incentivo à docência de forma que o aluno possa observar, participar ou ministrar aulas semanalmente. O programa permite a interação entre o estudante, professores da UFPI e o próprio professor da disciplina ministrada pelo aluno. Contamos, atualmente, com 20 bolsistas que apresentam temáticas sociais diversas nas escolas que atuam, a exemplo da temática do Bullying, através de cursos, minicursos, filmes, oficinas e seminários - eles destinam 8 horas semanais para o Programa. Esta é uma forma de apresentar, aos próprios alunos da rede pública, novas referências na pessoa dos pibidianos, pois muitos destes receberam a mesma formação que os primeiros, bem como leva os graduandos a observar, com senso crítico ainda maior, o desempenho de seus próprios professores", afirma.

Integrando a programação do Pibid em Sociologia, alunos e professores reúnem-se todas as sextas-feiras para realizar um balanço das atividades realizadas durante a semana. Na oportunidade, são apontados erros e acertos e elaborados novos planejamentos. Participantes do programa apresentam experiências desenvolvidas ao longo do curso e impressões sobre a graduação oferecida pela UFPI.

 

"Eu não sabia que situações iria encontrar ao ministrar aulas para estudantes. Tanto o Pibid quanto a premiação do curso de Ciências Sociais contribuíram para aumentar minha auto-estima enquanto aluna, assim como são um incremento à minha formação e podem permitir que os estudantes sejam mais reconhecidos no mercado de trabalho."

Lília Fontinelle - 5º Período

 

 

 

 

"Ficamos muito felizes com a avaliação do Guia do Estudante. Ela é prova de que os alunos que permanecem no curso de Ciências Sociais encaram seus estudos com seriedade e não produzem sozinhos, mas com intensa participação dos professores."

Socorro Morais - 5º Período

 

 

"O Pibid permite o contato com a licenciatura desde cedo, o que amplia a visão do estudante e nos permite observar, na prática, como a metodologia de ensino é aplicada na área."

Bruna Mesquita - 7º Período


 

"Acredito que o Pibid está difundindo a Sociologia de forma mais responsável e dinâmica, permitindo o despertar do senso crítico e da reflexão."

Vanusa Cavalcante - 7º Período 

 

 


 

"O Pibid me mostrou que não tenho somente a possibilidade de ser professora. Posso, também, seguir a carreira de pesquisadora."

Ananda Oliveira - 7º Período

 

 

 

 

 

"Contamos com professores excelentes e a qualidade de nossa formação acadêmica se deve a eles."

João André Brandim - 5º Período

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.